Termos de Utilização

  • A Printorial garante plena qualidade em todos os processos da sua responsabilidade, desde o sistema de compra online à produção dos materiais impressos e envio ao destinatário, desde que os critérios apresentados neste termo sejam seguidos adequadamente.

    Todas as informações relacionadas a cada um dos serviços prestados pela Printorial estão descritas neste termo, bem como as responsabilidades da empresa e do cliente, que passa a ser denominado dessa maneira a partir do momento em que tem o seu registo é feito no site da Printorial.

    PRAZOS

    1. Os prazos estipulados neste termo são estimativas, ou seja, são apresentados com base nos períodos normalmente administrados nas operações da empresa. Desta maneira, pode haver diferença entre os prazos apresentados ao cliente na previsão de entrega e os que ocorrerão efetivamente.

    Há quatro variáveis que compõem o período entre a compra e a entrega de um pedido.

    a) Pagamento: o pedido depende da confirmação do recebimento do pagamento para entrar em produção.

    b) Aprovação da qualidade das artes: todos os ficheiros que não forem enviados ou convertidos em PDF/X-1a e visualizados pelo sistema de Pré-Visualização da Impressão passam, obrigatoriamente, pelo departamento de arte-final e devem ser analisados antes de entrar em produção. Caso haja erros a serem corrigidos nos ficheiros enviados, o departamento responsável entrará em contato com o cliente solicitando as alterações devidas, e somente após a correção dos erros identificados, o ficheiro irá entrar em processo de produção.
    Sendo assim, é possível que, mesmo com a confirmação do pagamento, o pedido não passe a ser produzido imediatamente.

    Atenção: ao aprovar o envio ou a conversão do(s) ficheiro(s) em PDF/X-1a pelo sistema de Pré-visualização da Impressão (selecionando a opção “Concordo com a produção do material conforme pré-visualização acima” durante o processo de envio de ficheiros), não haverá a etapa anterior (Aprovação da qualidade das artes-finais submetidas), sendo os ficheiros enviados diretamente para a produção após a confirmação do pagamento, desde que a compensação ocorra em dias úteis até às 17h. Caso a compensação do pagamento ocorra após as 17h, os itens entrarão em produção somente no próximo dia útil.

    c) Produção: após a confirmação financeira e aprovação do(s) ficheiro(s) enviado(s), o pedido entrará em produção.
    O prazo de produção é variável de acordo com o produto adquirido. Para mais informações sobre prazos de produção, verifique o tópico “Prazos de produção” deste termo.

    d) Entrega: o cálculo do prazo de entrega pode variar de acordo com a modalidade de entrega escolhida no momento da compra.

    PRAZOS FINANCEIROS

    1. Para pedidos com pagamento efetuado de segunda-feira a sexta-feira após as 17h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do dia útil seguinte, desde que os ficheiros enviados tenham sido aprovados pelo departamento de Arte-final, enviados ou convertidos em PDF/X-1a com a impressão autorizada pelo cliente por meio do sistema de Pré-Visualização da Impressão*. Por outro lado, pedidos que tenham seus pagamentos aprovados em dias úteis até às 17h e cujo(s) ficheiro(s) tenham sido aprovados pelo departamento de Arte-final ou enviados em PDF/X-1a com a impressão autorizada por meio do sistema de Pré-Visualização da Impressão entram em produção imediatamente após a validação do pagamento.

    * Ficheiros que tenham sido convertidos (pelo conversor online do site) ou enviados em PDF/X-1a e que tenham a impressão autorizada por meio do sistema de Pré-Visualização da Impressão (selecionando a opção “Concordo com a produção do material conforme pré-visualização acima” durante o processo de envio de ficheiros) ficam dependentes de aprovação do departamento de Arte-final e, após a aprovação do pagamento, seguem diretamente para a produção, mantendo os critérios descritos acima, relacionados ao horário-limite da validação bancária.

    1. A confirmação de pagamentos obedecerá aos prazos descritos nas modalidades de pagamento PayPal, Multibanco, Transferência Bancária, Depósito Bancário e Crédito em Loja.
  • Paypal: confirmação de pagamento imediato e entrada imediata em produção *;
  • Multibanco: Depende de vários ciclos de aprovação que podem ir até 24h para que o pagamento do pedido seja confirmado e enviado para produção.
  • Transferência Bancária e Depósito Bancário: o prazo para confirmação de pagamento caso seja o mesmo banco, poderá levar até cerca de 5 horas para ser validado ou até 48 horas caso seja outro banco e se o pagamento for efetuado após as 17h.
  • Crédito em loja: confirmação imediata com início imediato da produção*;
  • * O início da produção acontecerá logo após a confirmação do pagamento somente se os ficheiros enviados estiverem isentos de erros ou se forem enviados / convertidos em PDF/X-1a e com a impressão autorizada por meio do sistema de Pré-Visualização da Impressão. Caso contrário, será preciso fazer as alterações indicadas pelo setor de Arte-final antes do início da produção.

    1. Em casos relacionados com a devolução de valores pagos ao cliente após aprovação da gerência, o prazo para análise do setor financeiro é de 3 a 5 dias úteis. Após isso o estorno é feito conforme a modalidade de pagamento utilizada na compra (ver item: Cancelamento de pedido e/ou  itens).

    PRAZOS DE PRODUÇÃO

    1. O prazo de produção de cada produto disponível na loja está especificado na página referente ao item adquirido (na aba “Opções do produto”) e também na aba “Informações comerciais”, localizada na área “Meus Pedidos”.
    2. Em pedidos com mais de um item, o prazo total de produção referente ao pedido é determinado de acordo com o item com maior tempo de produção. Sendo assim, se houver mais urgência para o recebimento de um determinado material, é recomendado que o cliente compre o item num pedido separadamente dos outros itens que têm maior prazo de produção, a fim de agilizar o recebimento do produto.
    3. No caso de imprevistos com a produção, a Printorial reserva-se no direito de desmembrar ou não o pedido, para não comprometer materiais com prazos mais curtos.
    4. Cada acabamento adicional acrescentado a um produto, implicará maior tempo de produção, tempo este informado ao lado de cada acabamento opcional, no momento da compra.
    5. A partir do momento em que o departamento de Arte-final solicitar correções num ficheiro enviado pelo cliente, o item pode permanecer por até 30 dias em status de análise, aguardando resposta por parte do cliente. Vencido esse prazo, o item será cancelado.
    6. Os prazos de produção serão recalculados nos seguintes casos:
      • Ocorrência de problemas relacionados com o processo de compra;
      • Envio de ficheiros com problemas;
      • Eventuais erros de produção detectados pela equipa de Controle de Qualidade.

    PRAZOS DE TRANSPORTE

    1. O prazo de entrega dos pedidos varia conforme a região para onde é feito o envio e a modalidade da entrega escolhida pelo cliente. De qualquer forma, independentemente da modalidade de entrega optada, ao selecioná-la, durante o processo de compra, o prazo estimado de entrega dos materiais será apresentado.
    2. Para acompanhar a previsão de entrega, o cliente deverá selecionar a opção “Meus Pedidos”, na parte superior do site da Printorial, e clicar no número do pedido referente à entrega em questão.
    3. A Gráfica Printorial não se responsabiliza por atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, engarrafamentos, entre outros.

    RECLAMAÇÃO

    1. Caso constate problemas relacionados com a impressão, o cliente deverá fazer uma reclamação (por mensagem via site ou telefone) no prazo de até 15 dias corridos após o recebimento do material*. A partir daí será aberto um processo de reclamação, cujo objetivo é identificar a origem do erro.
      O cliente poderá acompanhar o processo de reclamação acessando a área “Meus Pedidos” pelo site da Printorial. Assim que aberto o processo, o cliente deverá, no prazo de até 7 dias corridos, acessar o item do pedido no qual houve problemas, descrever a situação na área indicada e anexar uma ou mais fotos com pelo menos 15 unidades (lado a lado) do produto para conferência.

    * Quando a modalidade de entrega escolhida for Ponto Pick-up, o prazo (de 15 dias corridos) para abertura da solicitação de reclamação será contado a partir da chegada do pedido ao ponto pick-up.

    1. Após a anexação das informações e fotos, a Printorial terá o prazo de até três dias úteis para responder ao cliente.
    2. Podem ser solicitadas novas fotos ou até um vídeo curto para melhor análise. Em ocasiões dessa natureza, será feito contato com o cliente por telefone ou por mensagem interna no site.
    3. Caso não seja possível identificar o erro pelo envio de foto, o cliente será contactado.
    4. Caso o cliente não responda às mensagens ou não realize os procedimentos solicitados até 7 dias corridos, o pedido de reclamação será automaticamente expirado.
    5. É imprescindível que o cliente mantenha o material consigo até a finalização do processo de reclamação.

    CANCELAMENTO DE PEDIDOS E/OU ITENS

    1. O cancelamento de um pedido ou de um ou mais itens de um pedido pode ser realizado pelo próprio cliente no site da Printorial (acesse a área “Meus Pedidos” e selecione o número do pedido em questão), desde que o pedido e/ou item ainda não esteja em produção. É possível também realizar um cancelamento entrando em contato pelos canais de atendimento.
    2. Não é possível efetuar cancelamento de pedidos ou itens que já estejam em processo de produção.
    3. Para cancelamentos efetuados antes de o pedido e/ou item entrar em processo de produção, será realizada a devolução dos valores referentes ao valor total do pedido ou item, incluindo valores de transporte, quando houver pagamento deste.
    4. A devolução dos valores referentes aos pedidos adequadamente cancelados será feita de acordo com a modalidade de pagamento utilizada na compra.

        • Pagamento com saldo em conta PayPal*: o pagamento será reembolsado no saldo da sua conta do PayPal.

        • Pagamento Paypal* com cartão de crédito: podem levar até 30 dias para aparecer no seu extrato e será estornado no mesmo cartão usado na transação.

        • Pagamento Multibanco: pode levar de 3 a 5 dias, conforme análise financeira e a devolução é feita como forma de crédito em loja.

        • Pagamento Transferência Bancária e Depósito Bancário: o valor será devolvido como crédito em loja ou caso o cliente prefira será estornado na mesma conta usada na operação.

        • Pagamento com Crédito em loja: pode levar de 3 a 5 dias, conforme análise financeira e a devolução é feita como forma de crédito em loja.

    *É aconselhável verificar com a entidade financeira os prazos de estorno, ficando a Printorial isenta de responsabilidades a partir do momento que efetuar a devolução à entidade financeira.

    Atenção: caso o material já esteja em processo de produção não será possível cancelar o pedido.

    REPRODUÇÃO

    1. A Printorial reserva-se no direito de reimprimir os materiais sempre que for constatado, pela equipa de Controle de Qualidade, qualquer erro que comprometa a qualidade dos materiais produzido. Nestas situações, os prazos de produção serão reiniciados.
    2. Quando for iniciada a reimpressão, de um item, o status no site ficará como “Reprodução”.
    3. Quando houver divergências constatadas pelo cliente no ato do recebimento do material, estas devem ser tratadas pelos canais oficiais de atendimento (telefone ou mensagem via site), sendo analisadas pela equipa de Atendimento ao Cliente por meio do processo de reclamação (ver item: Reclamação). A partir do processo de reclamação, a reimpressão do item ou do pedido será deferida ou indeferida.

    RESPONSABILIDADES DO CLIENTE

    São responsabilidades do cliente:

    1. Efetuar o download do template referente ao produto que irá adquirir e respeitar as instruções do ficheiro e da área de instruções do site durante a criação da arte final. O download do template deve ser feito antes de a criação da arte final ser iniciada para que o ficheiro seja utilizado durante todo processo.

    Atenção: antes da exportação do(s) ficheiro(s) é imprescindível que as indicações do template (conhecido também como padrão / modelo exemplar) sejam apagadas para que essas informações não apareçam depois no produto impresso.

    1. Enviar os ficheiros segundo os padrões de produção da Printorial. Fazem parte desses padrões: modo de cor sempre em CMYK, contornos, imagens bitmap e preenchimentos com texturas em imagens CMYK, fontes convertidas em curvas, efeitos separados, agrupados com o fundo e convertidos em bitmap / imagem CMYK, abstenção do uso de preto carregado, assim como quaisquer outros critérios indicados na área específica de instruções do site da empresa.
    2. Não utilizar propriedade intelectual de terceiros nas nossas ferramentas de edição online.
    3. Não enviar ficheiros de conteúdo ofensivo, prejudicial, ilegal, preconceituoso, pornográfico, que fira os direitos humanos e/ou os direitos de proteção da privacidade e de propriedade intelectual.
    4. Conferir erros de ortografia, gramática e pontuação, qualidade e resolução de imagens, bem como outras particularidades relacionadas à sua arte final.
    5. Corrigir os erros indicados pelo setor de Arte-final (nos ficheiros enviados) sempre que for necessário.

     

    RESPONSABILIDADES DA GRÁFICA

    São responsabilidades da gráfica:

    1. Fornecer ao cliente o direito de consentimento para informações enviadas no endereço de correio eletrónico sobre os produtos, serviços e assuntos relevantes a sua compra. Somente serão divulgadas estas informações após o registo ter sido realizado pelo próprio cliente, que terá liberdade em qualquer momento para solicitar ou executar o cancelamento desses envios.
    2. Proteger, conservar e armazenar dados fornecidos pelo cliente durante registo e compras realizadas na loja. Somente serão divulgados os dados mediante obrigatoriedade por lei.
    3. Utilizar os dados do cliente apenas para monitorizar e otimizar a experiência do mesmo no nosso website, assim como melhorar os produtos e serviços oferecidos pela Printorial.
    4. Sempre que for identificado qualquer problema no ficheiro enviado, o departamento de Arte-final da Printorial informará o cliente através de ligação telefónica ou do sistema interno de mensagens, de modo que sejam feitas as correções e o ficheiro seja reenviado.

    A excepção é quando os ficheiros forem enviados ou convertidos em PDF/X-1a e tiverem a impressão autorizada pelo cliente no sistema de Pré-Visualização da Impressão. Nessas ocasiões, não haverá a análise dos ficheiros por parte do departamento de Arte-final.

    1. Realizar a faturação elaborada por pedido, sendo enviada ao cliente no correio eletrónico utilizado para registo no nosso web site. Além de ficar disponível para download na área exclusiva de acesso do cliente.
    2. A Printorial entende a responsabilidade de manter os direitos autorais de criação da arte gráfica por parte do consumidor, uma vez que a ideia transformada em algo tangível e patenteada é protegida por lei. Portanto, a Printorial, reserva-se no direito de tornar o perfil do utilizador inativo após a comprovação da violação de propriedade intelectual.

    VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE AUTOR/MARCA:

    Se o Utilizador entender que o seu conteúdo foi copiado de um modo que concretize uma violação de direitos de autor e/ou de marca, solicitamos que notifique a Printorial, e exponha a situação, acompanhada da seguinte documentação.

    (“Notificação”):

    1. Descrição da obra sujeita a direito de autor e/ou marca que tenha sido alegadamente violada;
    2. Comprovativo da detenção dos tais direitos.
    3. Identificação devidamente assinada pelo autor ou pela pessoa autorizada a agir em nome do titular do direito de autor/marca;
    4. Endereço, número de telefone e endereço de correio eletrónico do Utilizador;
    5. Declaração com a afirmação, de que na sua opinião e de boa-fé, informa que se constata uma utilização indevida e que não foi autorizada pelo titular do direito de autor/marca, pelo seu agente ou pela lei;
    6. Declaração do Utilizador, emitida sob pena de perjúrio, afirmando que todas as informações que está a conceder é rigorosa e que o Utilizador está autorizado a agir em nome do titular do direito de autor/marca em questão.

    INFORMAÇÕES GERAIS

    1. A Printorial conta com o setor de Controle de Qualidade que analisa os materiais utilizados e todo o processo produtivo, garantindo que os impressos tenham a melhor qualidade gráfica, e devido à produção ser em alta escala pode ocorrer variações mínimas de:

    Fidelidade de cor: no processo de produção gráfica da Printorial não são realizadas provas de cor. Embora a Printorial siga as referências das normas de impressão ISO 12647-2, e tal como esta norma prevê, poderão ocorrer ligeiras variações na produção dos materiais.

    Corte: durante o processo de corte dos materiais impressos, conforme o padrão da indústria gráfica, poderão ocorrer pequenos desvios na área de corte do material. Embora seja possível minimizar essa situação, se na construção da arte final forem salvaguardadas as margens de segurança, áreas de corte, utilização correta dos templates e correta definição de bleed (margem de corte) conforme informação disponibilizada no website e templates, os produtos estarão sujeitos a essas pequenas variações.

    1. Os ficheiros enviados pelo site permanecem por 30 dias nos servidores da Printorial e, durante esse período, estarão disponíveis para download e conferência por parte do cliente.
    2. Após eventuais reclamações por parte do cliente, a Printorial terá o prazo até 3 dias úteis para responder.
    3. Após o pedido chegar no ponto pick-up, o produto permanecerá disponível para retirada por 30 dias seguidos. Após esse prazo, o produto será descartado, não havendo possibilidade de reembolso.
    4. A Printorial não realiza orçamentos.
    5. Os preços praticados pela Printorial encontram-se disponíveis no website da empresa (na página referente a cada produto) e na tabela de preços também disponibilizada no website.
    6. Poderão ocorrer variações nos preços dos produtos praticados sem aviso prévio, devido aos diversos factores económicos do mercado, incluindo o aumento do custo das matérias primas.
    7. Cada campanha promocional realizada pela Printorial conta com seu respectivo termo de garantia, com regras e informações especificas de cada campanha.
    8. A emissão de faturas de compras é realizada exclusivamente em nome do titular do registo (particular ou empresa), não sendo permitida a emissão em nome de terceiros.
    9. Cabe à Printorial garantir exclusivamente os procedimentos de produção e inserção de coberturas e acabamentos realizados no seu parque gráfico e de acordo com as encomendas realizadas no site. Caso o cliente realize alterações nos produtos posteriormente à sua aquisição (como inserção de acabamentos adicionais ou reimpressões), o próprio cliente passará a ser inteiramente responsável pela qualidade do produto.
    10. A Printorial não garante a exclusividade de materiais produzidos a partir da ferramenta de edição online disponível no nosso site, uma vez que os modelos disponibilizados nesta ferramenta são de acesso livre a todos os clientes da loja. Cabe a cada cliente personalizar o modelo disponível com a inserção de informações que julguem necessárias.
    11. A Printorial é uma marca registada sob a qual opera a sociedade comercial Powerful Ability Lda., com sede em Rua dos Laminadores Nº 2 Parques Industrial do Seixal 2840-586 Aldeia de Paio Pires, registada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, pessoa coletiva com o Número Único e de Matrícula 514678852.

    RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS

    O termo de utilização foi criado em base com a Lei n.º 24/96, de 31 de Julho, em caso de dúvidas ou orientações, o consumidor pode utilizar a Plataforma Europeia de Resolução de Litígios online disponível em: (http://ec.europa.eu/consumers/odr) e outras fontes de informações tais como: